quarta-feira, 25 de julho de 2012

UFRN


Mantém acordo com a Secretaria de Saúde do Estado

Continua firme a disposição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de apoiar o Plano de Enfrentamento dos Serviços de Urgência e Emergência do Governo do Estado, disponibilizando 60 leitos no Hospital Universitário Onofre Lopes, adaptando sua estrutura física e contratando pessoal. "A Universidade não recuou em nenhum momento", afirmou a reitora Ângela Paiva Cruz, em entrevista coletiva concedida na tarde dessa segunda-feira, 23, em seu gabinete, ao lado do diretor do HUOL, professor Ricardo Lagreca.
A contratação de 72 profissionais, que estava prevista no acordo entre o Governo do Estado e a Universidade, foi adiada devido a um acórdão do Tribunal de Conta da União (TCU), que considera de má-fé a contratação de pessoal cujos cargos estão previstos no Plano de Cargos e Salários. "Só pode contratar cargos extintos", explicou a reitora.
Nas reuniões com a Secretaria de Saúde, relatou a reitora, isso não foi bem compreendido, mas "continuamos trabalhando com a proposição do termo de convênio e dialogando com a Secretaria de Saúde", afirmou a reitora.
Quando recebeu o acórdão, a UFRN chamou a Secretaria de Saúde para trabalhar um modo de resolver esse problema, procurando soluções viáveis de contratação. Uma sugestão considerada factível é se trabalhar junto aos Ministérios da Educação e do Planejamento para a contratação temporária de pessoal, através de seleção simplificada.
Essa contratação poderia ser viabilizada através da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) que, inclusive, já tem pessoas selecionadas, que poderiam ser chamadas para trabalhar, informou a reitora.
Segundo Ângela Paiva, a Universidade tem compreensão do estado de calamidade na saúde e que o HUOL pode dar essa contribuição. "Sabemos que o Plano do Governo do Estado é melhorar o Hospital Dr. João Machado, que atenderia essa demanda do HUOL", disse.
As palavras da reitora foram endossadas pelo diretor do HUOL, Ricardo Lagreca, que informou sobre os cinco leitos prontos e os reparos e melhorias que já estão sendo feitos na área onde serão disponibilizados os leitos para a Secretaria de Saúde.
O acordo inicial firmado com o Governo do Estado era para cessão de 30 leitos, mas em reunião da reitora Ângela Paiva nos Ministérios da Educação e da Saúde ficou acertada a disponibilidade de mais 30 leitos pelo HUOL durante 90 dias, prorrogáveis por
mais 90.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário